top of page

O estilo Navy/Naútico: um clássico da moda praia.

Conheça mais sobre esse clássico da moda desde suas origens, as marcas precursoras, a sua popularização e como virou uma tendência internacional e atemporal na beachwear.


Sunga Sailor/Navy da marca Special Key Wear

O estilo navy, também conhecido como estilo náutico, é sem dúvida nenhuma um grande clássico da moda.

As estampas navy são consideradas atemporais e internacionais, uma vez que o estilo náutico foi uma grande tendência entre as mulheres europeias no início dos anos 1920, tornando posteriormente uma tendência que se espalharia por todo o mundo e por todas os estilos e tipos de roupas.

Como o nome sugere, o estilo navy/naútico tem como principal inspiração os uniformes e universo dos marinheiros.



Principais Marcas Precursoras


Inspiração estilo Navy - Roupas dos Marinheiros Franceses

A marca precursora na aplicação da estampa na moda foi a formidável Coco Chanel com sua coleção de 1917, inspirada nos uniformes dos marinheiros franceses da época, como a blusa listrada de azul e branco.

A consagrada estilista foi ainda uma das primeiras mulheres a adotar o estilo, ousando ao usar uma camisa listrada com uma calça.

Isso porque a pegada navy é inspirado no estilo militar da marinha, tendo se popularizado principalmente em meados da década de 50 e 60.


O estilo navy foi então adotado por diversas estrelas Hollywoodiana como Audrey Hepburn, James Dean e Marilyn Monroe, tornando um ícone de estilo chic e despojado.


Outro grande designer que é fã do estilo é Jean Paul Gaultier que já o adotou em inúmeras coleções, além de perfumes e cosméticos como no sucesso Le Male in The Navy.



Aplicações e Cartela de cores


O estilo navy possui diferentes aplicações, sendo principalmente identificadas nos seguintes tecidos e estampas:


  • Tecidos Listradas, em especial os nas cores azul marinho e branco, mas também na combinação de vermelho com branco ou preto e branco;

  • Estampas com elementos náuticos como âncoras, cordas, nós e correntes;

  • Abotoamento duplo;

  • Botões dourados;


A cartela cromática do estilo navy é bem definida e clássica, sendo facilmente identificado nos looks , uma vez que se sobressaem principalmente por meio das combinação elegante e tradicional de azul marinho e branco, preto e branco e vermelho e branco, em especial quando aplicados nas famosas estampas listradas.


É possível acrescentar ao look detalhes em dourado em botões, broches, acessórios ou ponteiras, que se usadas de forma sutil e harmônica enriquecem ainda mais as peças.


E para fugir do lugar comum o estilo cai muito bem e ganha ainda mais originalidade quando combinados com outros tons, tais como amarelo, azul claro, Vermelho, preto, e bege, desde que convergente com a pegada náutica, sua característica essencial.


Características e estilos


Considerada sofisticada, a moda navy tem como características um toque refinado, proporcionado pelos detalhes um tanto finos que a envolvem. A combinação tradicional de cores primárias também ajuda a trazer esse ar elegante.


Por trazerem roupas em tons mais claros, principalmente pela utilização do branco como base, o estilo navy é clássico e atemporal.


Além de elegante, o navy tem em sua essência um estilo esportivo, uma vez que seu uso de popularizou em looks para ocasiões informais à beira da praia ou piscinas ou qualquer ambiente similar.

O estilo Navy na Moda Praia



A tendência navy pela sua pegada esportiva e náutica sempre esteve em alta e combina perfeitamente com o verão e a moda praia/beachwear.


É com essa inspiração que a Special Key Wear trouxe uma releitura desse estilo tão a cara do verão para você arrasar nas praias e piscinas brasileiras.


Em combinações de estampa listrada com o branco, o azul celeste, o amarelo e o vermelho, nossas sungas Sailor são garantia de que você vai se destacar no verão 2022/2023.






Referencias:



bottom of page